sexta-feira, 29 de outubro de 2010

EFMM - Tratado de Petrópolis

No final da guerra Bolívia e Chile, a borracha valorizava-se. O governo boliviano não tinha recursos para explorar os seringais do Acre, já invadidos por brasileiros nordestinos. Quando a Bolívia tentou recuperar sua soberania, sofreu a revolta do acreano e se viu obrigada a desistir das terras mediante indenização de 2 milhões de libras esterlinas. A transação abriu caminho para a assinatura do Tratado de Petrópolis, firmado em 17 de novembro de 1903.
O governo brasileiro assumiu, formalmente, o compromisso de construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, com liberdade de trânsito por essa ferrovia e pelos rios brasileiros até o Oceano Atlântico de produtos bolivianos. A Bolívia daria ao Brasil a área de 191 mil metros quadrados, referente ao atual estado do Acre.
Obrigado pelas disposições do Tratado, o governo brasileiro toma as providências iniciais para a retomada da construção da estrada de ferro, contornando as cachoeiras do alto rio Madeira, partindo de Santo Antônio até Guajará-Mirim.



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