terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SIMULADO

Simulado de HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO BRASIL / HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE RONDÔNIA

Questão de concurso 5596

1 . (TCE-RO, Cesgranrio - Técnico em Informática - 2007) Na década de 60 do século XX, uma onda migratória em direção ao Território Federal de Rondônia aqueceu a economia da região. Essa onda migratória: 

A ) era composta por imigrantes atraídos pelas vantagens oferecidas pelo sistema de parceria, implantado pelo Senador Nicolau Vergueiro.

B ) era composta, em sua maioria, por garimpeiros em busca de cassiterita, atraídos pelas vantagens oferecidas pelo Governo Federal.

C ) reviveu os antigos bandeirantes, que utilizavam os cursos de rios para atingir o interior.

D ) representou uma melhoria na qualidade de vida dos povos indígenas ali instalados.

E ) levou o Governo Federal a controlar com maior rigor as reservas minerais encontradas no subsolo amazônico, criando projetos integrados de colonização.




2 . (SEDUC-RO, Funrio - Professor - 2008) Em que década, do século XX, foi aberta a rodovia federal 364?

A ) Década de 50.

B ) Década de 40.

C ) Década de 60.

D ) Década de 20.

E ) Década de 80.
       
Questão de concurso 5622
3 .(Corpo De Bombeiros - RO, Funcab - Soldado - 2008) “No final do século XIX e durante a primeira metade do século XX (1877- 1960), todos os principais rios de Rondônia eram utilizados para navegação. Nesse período os rios davam acesso aos diversos seringais existentes na região.”
(Oliveira, O. Amélio.Geo Rondônia).
Atualmente, uma importante via de transporte fluvial e o rio: 
A ) Machado, entre a cachoeira Dois de Novembro e a localidade de Tabajara;
B ) Mamoré, entre Guajará-Mirim e o encontro com o rio Beni;
C ) Madeira, entre Porto Velho e a foz, no rio Amazonas;
D ) Guaporé, entre Guajará-Mirim e o encontro com o rio Beni;
E ) Madeira, entre Campo Novo de Rondônia e a localidade de Tabajara.
       
Questão de concurso 5635
4 .(PM-RO, Funcab - Soldado - 2008) Leia o texto abaixo e responda à questão.
“A hidrografia do estado de Rondônia é formada por uma bacia principal, a do rio Madeira, que é composta por cinco bacias tributárias: Guaporé, Mamoré, Abunã, Jamari e Machado ou Jiparaná, e pela bacia do rio Roosevelt ( ... )”.
(Oliveira,O. Amélio.Geo. Rondônia)
O rio Madeira tem uma extensão navegável de, aproximadamente, 1056km. Entretanto, apesar de não impedir a navegação, durante o período da seca há um trecho em que surgem obstáculos ocasionados por assoreamento no leito do rio.Trata-se do trecho entre: 
A ) o Município de Porto Velho e a foz;
B ) a Cachoeira de Santo Antônio e a foz;
C ) a Cordilheira dos Andes e o encontro com o rio Guaporé;
D ) os rios Ouro Preto e Pacaás Novos;
E ) os rios Jamari e Guaporé.
       
Questão de concurso 5644
5 .(PM-RO, Funcab - Soldado - 2008) Durante o primeiro ciclo da borracha, a grande comercialização do látex desperta no governo brasileiro a necessidade de integrar a região da bacia do rio Madeira com as demais regiões do país. O então Presidente Afonso Pena nomeia uma comissão, comandada por Cândido Mariano da Silva Rondon, em 1907, que integrou essa região ao restante da nação através: 
A ) da construção das linhas telegráficas;
B ) da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré;
C ) da criação do Território Federal do Guaporé;
D ) da organização da exploração da cassiterita em Rondônia;
E ) da criação do PAR - Projeto de Assentamento Rápido.
       
Questão de concurso 5648
6 .(IDARON-RO, Funcab - Assistente Administrativo - 2008)A ideia de “desenvolvimento sustentável” está cada vez em maior evidência entre as questões da atualidade. De acordo com este conceito, considera-se que: 
A ) o meio ambiente, fundamental como fonte de recursos naturais para as gerações futuras, deve ser intocável;
B ) é o modelo de desenvolvimento que tem sido aplicado em toda a Região Sudeste do Brasil, mas não em Rondônia;
C ) deve buscar se explorar os recursos naturais de uma região, mas sem comprometer o meio ambiente e prejudicar a qualidade de vida das populações;
D ) deve se estimular tanto a preservação das terras indígenas como o desmatamento para sustentar melhor as populações rurais;
E ) precisamos deixar de utilizar os recursos naturais e minerais para melhorar a qualidade de vida dos habitantes do País.
       
Questão de concurso 5657
7 .(IDARON-RO, Funcab - Fiscal de Defesa Sanitária - 2008) Interpretando-se o mapa de Rondônia, a seguir, observamos que ele localiza o estado com suas coordenadas geográficas e limites, apresenta alguns dos seus aspectos físicos - relevo e hidrografia - e a distribuição de suas principais cidades. Percebe-se, também, uma parte da planície Amazônica destacando-se pequenos planaltos, cujo ponto culminante está na serra Pacaás Novos. Além disso, alguns dos rios fazem parte da bacia Amazônica.
No que diz respeito às questões demográficas, ao processo de urbanização e às atividades econômicas, o mapa permite concluir que a atual distribuição populacional foi muito marcada...

Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://waveland __1.tripod.com/mapas/rondonia Acesso em: 05/01/2009. 
A ) por incentivos públicos à agricultura e pela descoberta de minérios, que atraíram uma grande migração com consequências na urbanização que, por sua vez, teve na BR-364, o eixo que passou a interligar diversas cidades, fazendo a conexão rodoviária entre o Mato Grosso e o Acre;
B ) pela hidrografia do estado, pois cerca de 80% dos rondonienses habitam ao longo dos rios, com destaque para Porto Velho (rio Madeira), Guajará Mirim (rio Mamoré) e Costa Marques (rio Guaporé);
C ) pela estrada de ferro Madeira-Mamoré, a via de fixação de cidades e do escoamento da produção de látex e da castanha, que até hoje permite que a maioria da população do estado esteja localizada ao longo do seu itinerário;
D ) pelo crescimento recente da população do estado, com os fluxos de migrantes principalmente do Nordeste, como aconteceu no Primeiro Ciclo de Extração de Látex e no período posterior à Segunda Guerra Mundial, quando os preços do produto o tornaram novamente valorizado no mercado internacional;
E ) pela fronteira com a Bolívia, fator de segurança nacional e de projetos de colonização financiados pelo INCRA, no sentido de atrair fluxos de migrantes vindos do Sul do Brasil.
       
Questão de concurso 5670
8 .(SESAU-RO, Funcab - Médico - 2009) No ano de 1956 a Lei nº 2.731 mudou o nome “Território de Guaporé” para “Território Federal de Rondônia”. Posteriormente, a Lei Complementar nº 41 elevou Rondônia à condição de Estado. Isto ocorreu durante o governo do presidente: 
A ) João Batista de Figueiredo;
B ) Getúlio Vargas;
C ) Eurico Gaspar Dutra;
D ) Juscelino Kubitschek;
E ) João Goulart.
       
Questão de concurso 5683
9 .(DETRAN-RO, FEC - Pedagogo - 2007) Com base no IBGE-Anuário Estatístico do Brasil 2001, pode-se afirmar sobre a população do estado de Rondônia que:
I. a população urbana é maior que a população rural;
II. a concentração da população urbana é mais acentuada na capital;
III. a população feminina é bem maior que a população masculina.
Dos itens acima apenas: 
A ) I está correto;
B ) II está correto;
C ) III está correto;
D ) I e II estão corretos;
E ) I e III estão corretos.
       
Questão de concurso 5709
10 .(MP-RO, Cesgranrio - Analista Contábil - 2005)
“Desde sua descoberta casual em 1542, a Amazônia tem funcionado como cabo de guerra entre fato e ficção, fantasia e realidade (...).
Assim que os ensandecidos conquistadores do século XVI foram substituídos pelos meticulosos cientistas do século XIX – entre eles o francês La Condamine, o descobridor da borracha – ficou claro que o maior tesouro da Amazônia era vegetal.”
BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. 2ª ed. ver. São Paulo: Ática, 2003, p. 156.
Apesar de a região amazônica ser conhecida desde a época citada, não houve, até o século XVIII, por parte do governo português, qualquer projeto de efetiva colonização do interior da Amazônia. Contudo, o desinteresse português era relativo, o que pode ser evidenciado pela(o): 
A ) assinatura do Tratado de Madri, em 1750, que garantia à Espanha a exploração da Bacia Amazônica.
B ) dificuldade em transpor os obstáculos dos rios Madeira e Mamoré para embarcar produtos nativos extraídos da região.
C ) expansão das missões jesuíticas castelhanas que, sob o beneplácito da Igreja e da Coroa Portuguesa, garantiram a catequese e a disponibilidade de mão-de-obra escrava indígena.
D ) presença de uma população nativa, com cultura diversificada da europeia, resistente ao trabalho escravo.
E ) envio de expedições e fundação de fortificações, com o objetivo de conter as investidas dos espanhóis, afastando-os das regiões mineradoras do centro-oeste.
       


GABARITO
1. B
2. C
3. C
4. B
5. A
6. C
7. A
8. A
9. D
10. E

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...